Ilse Scherer-Warren, em seu artigo Das Mobilizações às Redes de Movimentos Sociais, faz uma leitura da sociedade como se fosse composta por uma grande rede onde as pessoas estão amarradas umas às outras formando um longo tecido social. Leia este fragmento do texto da autora:
As redes, assim como qualquer relação social, estão sempre impregnadas pelo poder, pelo conflito, bem como pelas possibilidades de solidariedade, de reciprocidade e de compartilhamento. Portanto, o que interessa é saber como se dá o equilíbrio entre essas tendências antagônicas do social e como possibilitam ou não a autonomia dos sujeitos sociais, especialmente os mais excluídos e que, frequentemente, são as denominadas “populações-alvo” desses mediadores.
Fonte: SCHERER-WARREN, Ilse. Das mobilizações às redes de movimentos Sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 1. p. 122.
Tendo em mente os assuntos levantados pela autora, julgue as frases a seguir, e depois responda corretamente:
Quando a autora diz que “as redes estão sempre impregnadas de poder”, está fazendo uma menção a computadores onde passa a energia elétrica.
Os “mais excluídos” são aqueles candidatos que concorreram e perderam as eleições e, assim, ficaram de fora de poder.
Entender a sociedade como uma rede é olhar como se dá a construção do tecido social, em outras palavras, como se dá a construção da sociedade em que vivemos.
Está(ão) correta(s):
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I.
b. As alternativas II e III.
c. Apenas a alternativa II.
d. Apenas a alternativa III.
e. As alternativas I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta: Letra D - Apenas a alternativa III.
Usuário anônimo:
Correta!
Perguntas interessantes
Psicologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás