Ilha de calor
Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
A oscilação de temperatura entre o centro de uma grande cidade e uma zona rural pode variar entre 4°C, 6°C ou até mesmo 11°C; o que proporciona muitos inconvenientes à população em virtude dos incômodos que o calor excessivo provoca, sem contar que ocasiona um significativo incremento no consumo de energia elétrica, usada para funcionar refrigeradores (ar condicionado), principalmente para climatizar residências, escolas, universidades, comércios e indústrias. [...]
FREITAS, Eduardo de. Ilha de calor. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2021. Fragmento.
O problema ambiental descrito nesse texto pode ser reduzido nas cidades por meio
da ampliação de áreas verdes.
da canalização dos cursos d’água.
da verticalização das residências.
do descarte adequado do lixo.
do uso de ventiladores nas casas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
Resposta: A) da ampliação de áreas verdes.
Explicação: É só fazer o processo de eliminação: no texto não há menção de água, assim como o problema não se resolve com a mesma, assim excluindo a B, já a C (verticalização das residências), pioraria as ilhas de calor, já que o vento seria escasso. Lixo não tem ligação com as ilhas de calor, então se exclui a alternativa D, também e a E (uso de ventiladores nas casas), poderia ajudar no quesito de não passar calor, mas isso aumentaria a conta de luz, tendo um efeito cascata com as hidrelétricas, então a exclui.
Respondido por
13
Resposta:
(A) da ampliação de áreas verdes.
Explicação:
karolinypok:
Obrigada
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás