Ilha de Calor A ilha de calor é o nome do fenômeno climático que decorre principalmente do aumento da urbanização de determinadas regiões. Nessas regiões, a temperatura costuma ficar acima da registrada em regiões rurais localizadas nas proximidades e também maior do que em bairros afastados do centro da cidade. É um fenômeno que ocorre nos centros urbanos de grandes cidades e/ou em regiões metropolitanas. A denominação de "ilha" demonstra que é um fenômeno delimitado a determinada área. [. ] A ocorrência do problema ambiental urbano descrito nesse texto é agravada por meio da retirada da vegetação que compõe as áreas verdes. Da utilização de superfícies claras no topo dos prédios. Do aumento da utilização de veículos elétricos nas vias. Do despejo de efluentes químicos nos canais fluviais. Do desperdício de água potável em tarefas domésticas
Soluções para a tarefa
Sobre o fenômeno climático da ilha de calor é correto afirmar que é agravado “por meio da retirada da vegetação que compõe as áreas verdes. ” (alternativa a)
A urbanização e a formação de ilhas de calor
O fenômeno de formação de ilhas de calor ocorre nas cidades onde a quantidade de materiais artificiais formados por concreto, cimento e asfalto estão concentrados.
Isso ocorre porque nas áreas que apresentam um aumento da urbanização, como os grandes centros urbanos e as regiões metropolitanas, apresentam materiais que tendem a concentrar o calor, elevando a temperatura média em relação às áreas que são mais arborizadas.
Esse é um fenômeno que contribui para o desconforto térmico nos grandes centros urbanos, deteriorando a qualidade de vida da população.
Aprenda mais sobre o fenômeno ambiental da "ilha de calor" em: https://brainly.com.br/tarefa/6950087
#SPJ1
Tendo em vista os conhecimentos a respeito das Ilhas de calor e de suas origens nos centros urbanos, pode-se afirmar que a mesma é decorrente da retirada da vegetação que compõe as áreas verdes e do acúmulo de construções de concreto.
Ilhas de Calor e Urbanização
As formação das ilhas de calor nos centros urbanos é decorrente do processo de urbanização exacerbado, no qual são construídos diversos tipos de estabelecimentos utilizando materiais que tendem a concentrar o calor e não dissipá-los.
Tais materiais, podendo ser concreto, asfaltos e cimentos, junto à retirada da camada vegetal das áreas, as quais são responsáveis pela retirada de CO2 atmosférico e pela produção de sombras, colaboram para a formação das ilhas de calor nas grandes metrópoles.
Aprenda mais sobre Ilhas de Calor em: brainly.com.br/tarefa/15405531
#SPJ1