IIª QUESTÃO: Análise (20 linhas) Analise o seguinte fragmento de texto transcrito a seguir, com base n Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e seus artigos IV e XXIII: "Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". "Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego".
"Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. "Plano Nacional para Erradicação do Trabalho
Soluções para a tarefa
Embora a Declaração Universal dos Direitos Humanos expresse em seus artigos IV e XXIII que ninguém deve ser mantido em regime de escravidão, muitas vezes o panorama da atualidade é bem diferente.
Como a escravidão moderna ocorre:
O que se vê atualmente no Brasil e em diversas parte do mundo é que a escravidão ainda persiste, apesar de muitos esforços governamentais e de ONGs.
A escravidão moderna é um mercado que movimenta anualmente, 150 bilhões de dólares mundo afora. Esse termo é usado para se referir a pessoas forçadas a exercer uma atividade mesmo que não queiram. Isso ocorre através de intimidação, ameaças, detenções, violência física e até psicológica.
Embora o Código penal brasileiro proiba o trabalho escravo, estima-se que 8 mil pessoas foram resgatadas desse regime entre 2004 e 2008.
Geralmente, pessoas submetidas ao regime de escravidão encontram-se em situação de miséria e extrema pobreza.
Aprenda mais sobre a escravidão moderna em: https://brainly.com.br/tarefa/6231515
#SPJ1