II) Intelectuais desenvolveram teorias para fundamentar e justificar a
centralização do poder em torno dos reis.
- Relacione as colunas de acordo com as ideias de cada intelectual.
(A) Jean Bodin
( ) As ações dos governantes devem obedecer a critérios
(B) Jacques Bossuet de eficiência e não a princípios morais ou religiosos;
(C) Thomas Hobbes ( ) A sociedade tinha que abrir mão de seus direitos ao
(D) Nicolau Maquiavel rei para manter a ordem social, e impedir a luta de todos
contra todos;
( ) Todo o governo, justo ou injusto era da vontade de
Deus, portanto, não poderia sofrer oposição;
( ) A autoridade do rei viria de Deus, e a ninguém ele
deveria explicações de suas ações.
URGENTEEEE!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade. A sociologia e a filosofia discutem formas e teorias sobre o poder, apresentando distintas definições, ao longo de séculos, de acordo com o cenário histórico, político e social de cada época.
Leia também: Totalitarismo: regime político que centraliza as figuras de poder
O que é poder?
Para além de ter a autoridade, o comando ou simplesmente a faculdade de ser capaz de algo, por atributos físicos ou intelectuais, o poder é uma força que permeia as relações sociais desde o início da sociedade humana. O poder expressa-se pelo embate de forças, mas, antes disso, ele existe em si enquanto uma força.
Diante de tantas épocas históricas que encararam o poder de diferentes maneiras, vários pensadores desenvolveram diversas teorias sobre o assunto. Nesse sentido, talvez a teoria mais complexa e que explique de maneira mais minuciosa a época contemporânea seja a do filósofo francês Michel Foucault, que entendeu que a sociedade é um complexo de microrrelações de poderes disciplinares que visam controlar os corpos das pessoas via imposição da disciplina.
Teorias do poder
Para o sociólogo alemão Max Weber, poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Essa imposição é direta e deliberada e pode ter aceitação como força de ordem ou não. Quando as pessoas submetidas ao poder de alguém aceitam a ordem, há uma transição de forças do âmbito do poder para o âmbito da dominação, ou seja, a pessoa que aceita a imposição de ordem submete-se à autoridade da outra.
Para o filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, o poder reside naquele que possui os meios materiais de produção de capital, o que, em sua época, eram as fábricas e as terras. Por meio da posse dos meios de produção, o proprietário submete seus empregados ao seu poder. Isso, para Marx, causa injustiças sociais, pois o patrão apropria-se do trabalho de seu empregado para obter o capital todo para si.
A proposta de Marx seria uma revolta do proletariado contra a burguesia que tomaria os meios de produção, distribuindo-os aos trabalhadores e dissolvendo o poder entre a população. No entanto, haveria a necessidade, para Marx, da criação de uma espécie de poder central, o Estado socialista, que cuidaria da gestão da propriedade.
acho que e isso espero ter ajudado