Administração, perguntado por brennasilva9003, 11 meses atrás

II. Classifique quanto ao tipo de amostra (casual ou aleatória simples; proporcional estratificada; sistemática): (1,0) a. Um programa de planejamento familiar pesquisa 500 homens e 500 mulheres sobre seus pontos de vista em relação ao uso de armas de fogo. RESPOSTA – PROPORCIONAL ESTRATIFICADA b. Um cabo eleitoral escreve o nome de cada um dos vereadores de sua cidade em cartões separados, mistura-os e extrai 10 nomes, os quais serão entrevistados. RESPOSTA –CASUAL OU ALEATÓRIA SIMPLES c. O dono de uma escola de Inglês selecionou 12 homens e 12 mulheres de cada uma das quatro turmas da escola.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliacribas
1

Olá!

Amostragem “é uma técnica e/ou conjunto de procedimentos necessários para descrever e selecionar as amostras, de maneira aleatória ou não, e quando bem utilizado é um fator responsável pela determinação da representatividade da amostra.” (LEONE, Rodrigo. ET AL, 2009)

A amostragem aleatória simples ou casual é o tipo de amostragem probabilística mais utilizada. Dá exatidão e eficácia à amostragem, além de ser o procedimento mais fácil de ser aplicado – todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra.

Um exemplo disso é o representado na opção B pois todos os vereadores tem a mesma chance de serem entrevistados.

A amostragem aleatória sistemática é uma variante da amostragem aleatória simples que se usam quando os elementos da população estão organizados de forma seqüencial.  Assim, a população, ou a relação de seus componentes, deve ser ordenada, de forma tal que cada elemento seja identificado pela posição.

Um exemplo disso, que está faltando nas opções, seria uma amostra de um produto extraindo-se cada vigésima unidade da  linha de montagem, sendo que o ponto de partida foi selecionado aleatoriamente.

A proporcional estratificada usa informação existente sobre a população para que o processo de amostragem seja mais eficiente. A lógica que assiste este método é a de identificação de grupos que variam muito entre si no que diz respeito ao parâmetro em estudo,mas muito pouco dentro de si.

Exemplificado pela opção C pois apesar serem de sexos e escolas diferentes, todos são estudantes de inglês.

Por fim, a amostra representada na opção A se encaixa no conceito de uma amostra não probabilística por cotas. Pois a não faz uso de formas aleatórias e seleção e classifica sua população em termos de propriedades que se presume ser relevantes para a característica a estudar, ou seja, separa entre homens e mulheres.

Bons estudos :)

Perguntas interessantes