(Ifsul-RS-adaptada) —
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah! Eu nem acredito
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do Grand Monde
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
[...]
CAZUZA. Ideologia.
Rio de Janeiro: Polygram do Brasil Ltda, 1988. 1 disco.
Sobre o trocadilho com a palavra “partido”, que aparece nos versos 1 e 2 do texto, é possível afirmar que:
A
O adjetivo partido (verso 2) refere-se à fragmentação que, de forma negativa, caracteriza o substantivo partido (verso 1), cujo sentido é associação de pessoas em torno dos mesmos ideais, interesses, objetivos, relativos à política institucional ou não.
B
O substantivo partido (verso 2) remete à divisão que qualifica negativamente a palavra partido (verso 1), empregada no sentido de associação de pessoas em torno dos mesmos ideais, interesses, objetivos, de caráter político.
C
A expressão coração partido tem sentido denotativo e refere-se à divisão que caracteriza o substantivo partido (verso 1), cujo sentido literal é associação de pessoas em torno dos mesmos ideais, interesses, objetivos, relativos à política institucional ou não.
D
O substantivo partido (verso 2) representa a divisão que ocorre com o adjetivo partido (verso 1), que significa a associação de pessoas em torno dos mesmos ideais, interesses, objetivos, relativos à política institucional ou não.
E
O adjetivo partido (verso 2), por meio de uma alusão à associação de pessoas unidas em torno dos mesmos ideais, interesses e objetivos políticos, qualifica positivamente o substantivo partido (verso 1), que se refere a uma divisão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
Resposta A
Explicação:
A palavra “partido” no primeiro verso é classificada como substantivo, já que nomeia uma associação de pessoas em torno dos mesmos ideais, interesses, objetivos, relativos à política institucional ou não. Já a palavra “partido” no segundo verso é um adjetivo que modifica o substantivo “coração”, formando a expressão “coração partido” que caracteriza o substantivo “partido” do primeiro verso. Assim, entende-se que o partido do eu lírico está fragmentado, como um coração partido.
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás