(IFSP 2017) Leia as estrofes abaixo, que se referem a uma peça teatral de Gil Vicente. [...] Renego deste lavrar E do primeiro que o usou; Ó diabo que o eu dou, Que tão mau é d’aturar. Oh Jesus! Que enfadamento, E que raiva e que tormento, Que cegueira, e que canseira! Eu hei de buscar maneira D’algum outro aviamento. Coitada, assi hei de estar Encerrada nesta casa Como panela sem asa, Que sempre está num lugar? E assi hão de ser logrados Dous dias amargurados, Que eu possa durar viva? E assim hei de estar cativa Em poder de desfiados? [...] Assinale a alternativa correta acerca da obra a que estas estrofes pertencem. a) As estrofes apresentadas referem-se à peça teatral Auto da Barca do Purgatório, em que a personagem principal é encarregada de conduzir as almas ao destino apropriado, após a morte. Pode-se observar que, nesta obra, a característica do Humanismo predominante é o antropocentrismo. b) As estrofes apresentadas referem-se à peça teatral Auto da Barca do Inferno; as cenas ocorrem à margem de um rio, onde estão ancorados dois barcos: um é dirigido por um anjo e o outro é dirigido pelo diabo. Pode-se depreender que esta obra apresenta uma característica bem marcante do Humanismo: as decisões do homem prevalecem e o indivíduo possui em vida livre-arbítrio. c) Farsa de Inês Pereira é o título dado à peça, cujas estrofes foram apresentadas. Esta peça, considerada a mais humanista de Gil Vicente, retrata o comportamento amoral da degradante sociedade da época; os versos correspondem às falas de Inês, uma moça insatisfeita ao se ocupar das prendas domésticas. d) O nome da peça cujas estrofes foram apresentadas é Breve sumário da história de Deus, obra em que Gil Vicente reafirma a certeza quanto à existência do inferno e ressalta uma importante característica do Humanismo: a demonstração da figura humana e suas expressões. e) As estrofes apresentadas foram extraídas da seguinte obra de Gil Vicente: O velho da horta, peça de enredo, na qual se desenvolve uma ação contínua e encadeada em torno de um episódio extraído da vida real, em que a individualidade, característica do Humanismo, é valorizada.
Soluções para a tarefa
O exercício é interpretação de texto
Interpretar um texto é conhecermos tudo o que nele se diz.
Vamos ao exercício
[...] Assinale a alternativa correta acerca da obra a que estas estrofes pertencem.
a) As estrofes apresentadas referem-se à peça teatral Auto da Barca do Purgatório, em que a personagem principal é encarregada de conduzir as almas ao destino apropriado, após a morte. Pode-se observar que, nesta obra, a característica do Humanismo predominante é o antropocentrismo.
b) As estrofes apresentadas referem-se à peça teatral Auto da Barca do Inferno; as cenas ocorrem à margem de um rio, onde estão ancorados dois barcos: um é dirigido por um anjo e o outro é dirigido pelo diabo. Pode-se depreender que esta obra apresenta uma característica bem marcante do Humanismo: as decisões do homem prevalecem e o indivíduo possui em vida livre-arbítrio.
c) Farsa de Inês Pereira é o título dado à peça, cujas estrofes foram apresentadas. Esta peça, considerada a mais humanista de Gil Vicente, retrata o comportamento amoral da degradante sociedade da época; os versos correspondem às falas de Inês, uma moça insatisfeita ao se ocupar das prendas domésticas.
d) O nome da peça cujas estrofes foram apresentadas é Breve sumário da história de Deus, obra em que Gil Vicente reafirma a certeza quanto à existência do inferno e ressalta uma importante característica do Humanismo: a demonstração da figura humana e suas expressões.
e) As estrofes apresentadas foram extraídas da seguinte obra de Gil Vicente: O velho da horta, peça de enredo, na qual se desenvolve uma ação contínua e encadeada em torno de um episódio extraído da vida real, em que a individualidade, característica do Humanismo, é valorizada.
resposta letra c
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25547687
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
c) as tarefas domésticas a que a mulher está obrigada são rotuladas como um fardo.
Explicação:
Para responder ao item, é necessário perceber que Inês Pereira reclama que as tarefas domésticas a sufocam, funcionando como um fardo, pois a impedem de se beneficiar dos prazeres da vida e até mesmo de sair de casa.