(IFSC-/2012) Sobre o período da História do Brasil denominado República Velha, leia e analise as proposições abaixo:
I) A figura do “coronel” era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava.
II) O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias paulistas e gaúchas.
III) A República Velha foi marcada pelo governo de presidentes civis, ligados à cultura da cana de açúcar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
279
Apenas a I está correta (A II até poderia está certa se au invés de gaúcha tivesse mineira; e na III, eles na verdade eram ligados a cultura do café)
Respondido por
0
A República Velha foi caracterizada pelo domínio político das elites agrárias paulistas e mineiras ligadas ao café. A República Velha teve dois presidentes militares. Apenas I está correta.
República Velha
É o período entre 1889 e 1930 que é marcado pelo domínio político das oligarquias e pela política da troca de favores. As oligarquias eram grupos de grandes latifundiários, e as práticas oligárquicas tinham como características o mandonismo, o coronelismo, clientelismo e patriarcalismo.
Características desse período são:
- Mandonismo- controle que os mais poderosos têm sobre a população mais pobre e usam desse poder para forçar que essas pessoas ajam conforme os interesses das elites.
- Coronelismo - marcado pelo uso da força e troca de favores, é o poder do coronel sobre o local que domina e sobre seus dependentes.
- O coronelismo promovia fraudes nas eleições, o voto de cabresto, compra de votos, oferecimento de empregos, entre outros.
- O clientelismo se trata da troca de favores entre dois atores políticos.
Leia mais sobre o Coronelismo: https://brainly.com.br/tarefa/2553853
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes