(IFRS - adaptada) Ao redigir O capital, Karl Marx (1973) explica sua decisão de analisar a sociedade capitalista por considerá-la a forma de organização mais desenvolvida e mais variada de todas as já existentes. Isso permitiria a compreensão de outras formações socioeconômicas anteriores e desaparecidas, como as sociedades primitivas, as escravistas, as asiáticas e feudais. Marx, então, delimita alguns conceitos básicos para análise da sociedade capitalista.
Analise os conceitos a seguir e assinale cada um com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Mais-valia: é tudo aquilo que o trabalhador produz, caracterizando-se como o resultado da força de trabalho empreendida pelo trabalhador.
( ) Mercadoria: é a forma elementar de riqueza capitalista. Tem a propriedade de satisfazer as necessidades humanas, sejam as de estômago ou as de fantasia, seja como meio de subsistência ou de produção.
( ) Força de trabalho: é aquilo que o trabalhador livre vende como uma mercadoria. Essa venda é típica da sociedade capitalista.
( ) Capital: é uma relação social de produção, é uma forma historicamente determinada de distribuição das condições de produção resultante de um processo de expropriação e concentração de propriedade.
( ) Alienação: é uma condição em que o trabalho, ao invés de ser instrumento para a realização plena do homem e de sua condição de humano, torna-se, pelo contrário, um instrumento de escravização, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e seu próprio valor medidos pelo seu poder de acumular e possuir.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V.
b. F, V, V, F, V.
c. F, V, V, V, V.
d. F, V, F, F, F.
e. V, F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
opa, caiu essa na minha online também, por acaso você já enviou e sabe a resposta?
isadorasmotta:
simm
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás