(IFRN 2012) Com base na ideia de “ jogos de linguagem” explorado por Ludwig Wittgenstein, analise os enunciados que seguem.
I O significado de uma palavra é determinado pelas regras que governam seu uso em contextos linguísticos específicos.
II A linguagem espelha o mundo, pois ela funciona como uma moldura da realidade. III Os jogos de linguagem estão imersos em formas de vida. Palavras só possuem significado no fluxo da vida. Com relação aos itens anteriores, é correto afirmar que as afirmativas
A) II e III dizem respeito à ideia de Jogos de Linguagem de Wittgenstein
B) I e II dizem respeito à teoria da figuração de Wittgenstein.
C) I e III dizem respeito à ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein.
D)II e III dizem respeito, respectivamente, à ideia de Jogos de Linguagem e da teoria da figuração.
2- (UFFS 2010) No Tractatus Logico-Philosophicus, Wittgenstein trata, dentre outros assuntos, da relação entre o mundo e a linguagem. Assinale a alternativa que reflete essa relação.
a) Posso afirmar o que o mundo é.
b) O mundo é a totalidade das coisas, não dos fatos.
c) Dizer algo do mundo é mostrar algo no mundo.
d) Posso descrever o mundo dentro dos limites da minha linguagem, e esta por sua vez é limitada pelo mundo.
e) Na linguagem, a significação de uma expressão qualquer sobre o mundo deve repousar na verdade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1 – Letra C) I e III dizem respeito à ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein.
Questão 2 – Letra D) Posso descrever o mundo dentro dos limites da minha linguagem, e esta por sua vez é limitada pelo mundo.
Explicação:
Partindo da concepção de Jogos de linguagem de Wittgenstein, podemos concluir que:
1) I e III dizem respeito á ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein
2) Posso descrever o mundo dentro dos limites da minha linguagem, e esta por sua vez é limitada pelo mundo.
Ludwig Wittgenstein foi um filosofo austríaco que teve um importante papel na Filosofia Analítica. Em sua obra: Tratado lógico-filosófico, ele executa a ideia do Russel de que uma grande parte dos problemas filosóficos são falsos problemas pois na verdade são problemas de linguagem. Os problemas de linguagem denominam devido quando se trata de um assunto fora do mundo sensível, fora da ciência exata, surgem assim os problemas filosóficos (Ex. Justiça, liberdade e afins) pois são assuntos que diferentemente da ciência, nem sempre chegam num consenso, em uma unanimidade.
Para o filósofo tudo isso não basta de um problema de linguagem, pois nossa linguagem do cotidiano é muito vasta e imprecisa, isso ocorre devido a má compreensão da estrutura lógica de nossa linguagem. Não possuímos conhecimento da funcionalidade da nossa linguagem cotidiana de uma maneira lógica. A linguagem tem a função de designar as coisas deste mundo que vivemos e ela faz isso através de preposições que provêm de nossa experiência, dos fatos que vivenciamos a cargo de dizer se aquilo é falso ou verdadeiro, porém nossa linguagem tende a ser obscura e assim se faz necessário uma análise, afim de esclarecer para entendermos a estrutura de nossa linguagem cotidiana, do funcionamento, tudo isso é praticado na filosofia analítica.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/16495780