IFPE) Para prevenir doenças como o bócio, que é uma doença causada pela falta de iodo no nosso organismo, o Ministério da Saúde recomenda adicionar ao sal de cozinha 0,25 mg de iodo para cada quilograma de sal. O iodo é adicionado ao sal na forma de iodato de potássio (KIO3), que pode ser obtido através da reação (não balanceada) entre o hidróxido de potássio (KOH) e o iodo molecular (I2). Na reação, além do iodato de potássio (KIO3), também se obtém iodeto de potássio (KI) e água, como mostra a reação abaixo:
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Anexei o restante da pergunta. Como o problema trata de assuntos ligados à eletroquímica, vamos analisar primeiramente a carga dos compostos que sofrem variação:
KOH + I₂ --> KI + KIO₃ + H₂O
Carga do potássio (K):
- Na molécula KOH: +1
- Na molécula de KIO₃: +5
Carga do iodo (I):
- Na molécula I₂: 0
- Na molécula KI e KIO₃: -1
Através disso, podemos concluir:
- o potássio sofreu oxidação, enquanto o iodo sofreu redução.
- o agente oxidante é quem sofreu redução. Porém, temos que olhar o composto no lado dos reagentes. Quem sofreu redução foi o iodo. Portanto o agente oxidante é o I₂.
- o agente redutor é quem sofreu oxidação. Porém, temos que olhar o composto no lado dos reagentes. Quem sofreu oxidação foi o potássio. Portanto o agente redutor é o KOH.
Assim, a alternativa correta é a letra E.
Bons estudos ;)
Resposta:
É uma reação de auto- oxirredução ou de desproporcionamento.
Explicação:
Determinando o NOX, inicialmente, de cada elemento da reação, temos:
Iodo (I) no l2: por ser uma substância simples, seu NOX é 0.
Potássio (K): apresenta NOX +1 porque pertence à família IA da tabela periódica.
Oxigênio (O): apresenta NOX -2 quando acompanhado por um ametal ou pelo hidrogênio (desde que a quantidade de átomos de oxigênio não seja igual a 2, por exemplo, H2O2).
Hidrogênio (H): apresenta NOX +1 quando acompanhado de qualquer ametal, com exceção de quando for acompanhado por oxigênio com índice atômico 2 (O2).
Iodo (l) no KI ou bromo (Br) no KBr: por estarem presentes em substâncias compostas, o NOX é -1:
1.(1+) + 1.x = 0
1 + x = 0
x = – 1
Iodo no KIO3: por estar presente em uma substância composta, seu NOX é +5:
1.(1+) + x + 3.(-2) = 0
1 + x -6 = 0
x = 6 – 1
x = +5
Analisando a equação, percebemos que o elemento iodo (I) apresenta um NOX no reagente e outros dois NOX diferentes no produto. Por isso, podemos afirmar que é uma reação de auto-oxirredução ou de desproporcionamento.