(IFCE – 2014 - Administrador) O texto apresenta como ideia central:
COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?
Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?
Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retirado do artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)
a) ( ) Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.
b) ( ) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
c) ( ) A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.
d) ( ) A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.
e) ( ) A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.
Soluções para a tarefa
Resposta: b) ( ) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
Explicação: Ela está indignada com prefeito e o governador por que eles erra é a justiça não faz nada para punir. Mais sé fosse um trabalhador comum e que cometesse um misero erro já era punido.!
Espero ter ajudado. Bons estudos!
b) (X) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
O texto em questão trata-se de um artigo de opinião que faz uma crítica ao atual sistema político.
Nos artigos de opinião, os autores defendem seus próprios pontos de vista acerca de algum pensamento, fato ou acontecimento.
Em um texto opinativo, o ator tentará persuadir o leitor com base nas suas opiniões.
Os argumentos são algumas palavras que tem como característica e objetivo negar ou afirmar algum fato ou acontecimento, por meio de declarações que sejam válidas.
Os argumentos são utilizados para persuadir e convencer alguém, de maneira que a dedução faça com que outra pessoa mude de opinião.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/22724999