(IFBA) As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa). Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
I. No mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
II. No mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
III. Classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.
IV. Classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.
V. A classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.
depois explique o porquê de tet escolhido tal opção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
Explicação:
O professor Jurandyr Ross, com base nos dados obtidos pelo Projeto RADAMBRASIL, propôs uma nova classificação do relevo brasileiro na década de 1980, em substituição à proposta pelo professor Aziz Ab'Saber. Na classificação de Ross, foram incluídas as depressões, localizadas principalmente no Sertão nordestino e no interior dos estados de Santa Catarina e Paraná.
Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima, é correto afirmar que:
- A classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões (resposta correta letra E, apenas V).
Esta classificação utiliza a morfoestrutura, o paleoclima e o morfoclima, desenvolvendo uma classificação mais adequada com a realidade.
Classificação de relevo
A classificação de Jurandyr Ross, de 1989, dividiu em 28 unidades de classificação, utilizada até agora da seguinte maneira:
- 11 planaltos, que são localidades residuais salientadas do relevo com maior resistência à ação erosiva;
- 11 depressões, localidades mais rebaixadas pelo processo erosivo nos limites das bacias sedimentares, entre as depressões e os maciços cristalinos.
- 6 planícies, que são áreas de superfícies mais planas e que o processo de sedimentação supera o processo erosivo.
Para mais informações sobre relevo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50285357