Identifique três diferenças das democracias de Atenas Antiga e do Brasil atual?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Na Grécia Antiga, o povo reunia-se na Ágora (Praça Pública), onde debatiam sobre temas relativos à polis (cidade). Os cidadãos, através do voto direto, decidiam sobre diversos assuntos como obras públicas, leis, justiça… .
No Brasil, o povo elege seus representantes que decidirão sobre os mais variados temas.
Resposta:
Resposta: A palavra democracia origina-se de dois termos gregos demo, traduzido para povo e kratos para governo. Assim democracia seria governo do povo.
Afinal quem seria esse povo?
Hoje quando pensamos em povo pensamos em todas as pessoas que fazem parte da sociedade, homens e mulheres, sem distinção. Na cidade de Atenas onde o regime foi criado, havia diversas pessoas excluídas da participação política, como escravos (parte considerável da população), mulheres e estrangeiros.
Só homens maiores tinham o poder político e decidiam em assembléia (eclésia) os rumos da vida do povo ateniense.
A diferença
Atualmente nas democracias modernas tanto homens como mulheres participam das decisões políticas. Ou seja, a democracia não exclui as pessoas pelo sexo, como acontecia com as mulheres e pela condição social, como acontecia com os escravos e e estrangeiros.
Hoje as mulheres votam e podem ser eleitas para cargos públicos. Dilma foi eleita ao cargo de presidente do Brasil.
Por outro lado, a democracia grega era direta. A participação não passavam por representantes. Os próprios cidadãos participavam das decisões.
As atuais democracias são representativas, como é o caso da brasileira. Votamos em nossos representantes (políticos) e eles tomam as decisões. Acompanhe o exemplo:
Democracia Direta (Grega)
Povo---------------------------decisão política
Democracia Representativa (Brasil)
Povo----------políticos-------decisão política