Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações abaixo:
As fórmulas para resolução de equações de terceiro grau foram desenvolvidas no início do século XVI. Sobre a história desse desenvolvimento, é possível dizer que:
( ) Gerônimo Cardano foi o primeiro a desenvolver as fórmulas para essas equações no livro Ars Magna, de 1545.
( ) Gerônimo Cardano foi o primeiro a publicar as fórmulas para essas equações em no livro Ars Magna, de 1545.
( ) Não se sabe ao certo quem foi o primeiro desenvolvedor das fórmulas para equações de terceiro grau, Niccolo Tartaglia ou Scipione Del Ferro, mas certamente não foi Cardano.
( ) Tanto Tartaglia quanto Del Ferro e seu discípulo Antonio Maria Fior sabiam fórmulas para a resolução dessas equações, mas as de Tartaglia não cobriam todos os tipos de equações de terceiro grau.
1- A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
2- As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
3- V F V F
4- As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
5- F V V F
Soluções para a tarefa
Resposta:
F-V-F-F
Explicação passo-a-passo:
O primeiro matematico a encontrar uma formula que se aplica a um certo tipo de cubica foi Scipione dal Ferro (1465 - 1526). [...]
Scipione guardou esse segredo ate quase seu ultimo suspiro. Antes de morrer, passou-o para seu assistente, Antonio Fior.
Fior nao esperou muito. Em 1535 desafiou para um duelo um dos melhores matematicos da epoca, Niccolo Fontana Tartaglia (1499 - 1557). Tartaglia, acostumado as vicissitudes da vida, sabia que os lobos estavam na porta. Em pouco tempo resolveu o problema das cubicas comprimidas e foi alem. Descobriu uma maneira de resolver equacoes do tipo x3 + ax2 = c (onde a e c sao constantes positivas) e conseguiu vencer o desafio de Fior. [...].
Em 1545 Cardano publicou um livro, chamado Ars Magna (Arte Suprema), em que revela o segredo tao ciosamente guardado por Tartaglia.
Fonte:
História da matemática através de problemas / Mário Olivero. – Rio de Janeiro: UFF / CEP – EB, 2010. 160p. – (Curso de Instrumentação para o Ensino de Matemática).