Identifique princípios do Estado absolutista no atual Estado brasileiro.
Soluções para a tarefa
Podemos considerar o mercantilismo um período de transição do feudalismo para o capitalismo, o qual não tem características estritamente feudais ou capitalistas.
Além da convivência de características feudais e capitalistas ao mesmo tempo, há também características exclusivamente mercantilistas, as quais não podem ser encontradas em nenhum outro modo de produção, apesar de que o mercantilismo não é um modo de produção e sim, apenas uma “política-econômica” da época. Portanto, pode-se caracterizar o mercantilismo como “o conjunto de idéias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica européia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV/XVI e XVIII” .
Portanto, à visão de Engels, pode-se dizer que o absolutismo foi a idade em que “a nobreza feudal foi levada a compreender que o período de sua dominação política e social chegara ao fim” . Essa época configura-se pelos Estados ou monarquias absolutistas, onde o rei tinha todo o poder concentrado em suas mãos.