identifique os erros contidos nas frases a seguir e reescreva-as em seu caderno corretamente B-após o tratado de madri, os jesuitas e os guaranis expulsaram os Abraço portugueses das terras que hoje compõem a região sul
Soluções para a tarefa
O Tratado de Madri foi um tratado assinado por Portugal e Espanha para demarcação de suas fronteiras além – mar, ou seja, suas colônias após o Tratado de Tordesilhas não ter funcionado como se esperava.
Baseado no principio do “ Uti Possidetis”, as terras pertenceriam àquele que já se encontrava assentado e estabelecido nela.
Com esse intuito, ambos os países buscaram expandir seu assentamento em regiões na America para que pudessem provar diante de um “juiz” (normalmente o Papa e a Igreja) que ja o possuiam e que por isso mesmo tinham direito sobre ele.
Jesuitas e os índios guaranis habitavam a região sul.
Os índios eram vistos como parte da natureza, o que não era civilizado ainda, como era o europeu. Eles eram seres num grau de evolução anterior aos eiropeus, o que por isso mesmo tinham direito de fazerem o que achassem em nome desse processo evolucionista civilizatorio.
Os jesuítas eram organizações religiosas que, inicialmente prestando um serviço para a coroa de civilizar e preprarar esse indio para o trabalho e para a sociedade e cultura europeia, passaram a se preocupar com o indio como um pai se preocupa com uma crinaça, ou melhor, um adulto que se preocupa com uma criança perdida. Viam os indios como seres inocentes e mais puros (visao que nem sempre fora assim).
Ambos não atendiam à demanda do mercado (mercantilista) da época.
Sendo assim, expulsos de suas terras em nome do progresso, do capital português e da coroa portuguesa em expansao. E não o contrario.