Identifique os domínios morfoclimáticos de acordo com as suas características:
( 1 ) Escassez de chuvas e predomínio de intemperismo físico, originando solos pouco profundos; presença de depressões e morros residuais (inselbergs).
( 2 ) Área de ocupação intensa desde o período colonial, sujeita a processos erosivos devidos ao relevo acidentado e ao clima quente e úmido, provocando grandes deslizamentos nas estradas e nos morros dos centros urbanos.
( 3 ) Predomínio da vegetação herbácea; rios perenes; intensa devastação das matas-galerias cedendo lugar para a agricultura, principalmente do arroz.
( 4 ) Terrenos predominantemente sedimentares basálticos, originando solo de terra roxa e solos ácidos; rios perenes; intensa ocupação humana, provocando desmatamento da área.
( 5 ) Solos pobres e ácidos, atualmente corrigidos com o uso do método da calagem, em face da modernização da agricultura com o cultivo de soja e café; predomínio de planaltos com chapadas e chapadões sedimentares.
( 6 ) Predomínio das terras baixas, solos de baixa fertilidade; intenso processo de devastação, ante a presença de empresas do Centro-Sul, visando à exploração de madeira ou à pecuária extensiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(3)Área de ocupação intensa desde o período colonial, sujeita a processos erosivos devidos ao relevo acidentado e ao clima quente e úmido, provocando grandes deslizamentos nas estradas e nos morros dos centros urbanos.
(6) Solos pobres e ácidos, atualmente corrigidos com o uso do método da calagem, em face da modernização da agricultura com o cultivo de soja e café; predomínio de planaltos com chapadas e chapadões sedimentares.
(4)Terrenos predominantemente sedimentares basálticos, originando solo de terra roxa e solos ácidos; rios perenes; intensa ocupação humana, provocando desmatamento da área.
(2)Escassez de chuvas e predomínio de intemperismo físico, originando solos pouco profundos; presença de depressões e morros residuais (inselbergs).
(1) Predomínio das terras baixas, solos de baixa fertilidade; intenso processo de devastação, ante a presença de empresas do Centro-Sul, visando à exploração de madeira ou à pecuária extensiva.
(5)Predomínio da vegetação herbácea; rios perenes; intensa devastação das matas-galerias cedendo lugar para a agricultura, principalmente do arroz.
Espero ter te ajudado
e
Bons estudos