Identifique o pais europeu invadido por Napoleão e, em seguida, cite uma consequência dessa ação para a Historia do Brasil
Soluções para a tarefa
Em 1812, no auge do seu poder e influência na Europa, Napoleão invadiu a Rússia com seu Grande Armée (o exército imperial), apoiado por milhares de soldados de Estados satélites e aliados. A sua força de invasão consistia em quase 650 000 homens (incluindo 270 000 franceses e os demais sendo de nações subservientes ao Império, como alemães, poloneses e italianos). Os exércitos napoleônicos cruzaram o rio Neman, em 24 de junho de 1812. A Rússia proclamou então a "Grande Guerra Patriótica" para resistir a invasão estrangeira. Napoleão afirmou que o motivo central da guerra era pela Polônia.
Resposta:
Portugal
Explicação:
Portugal apresentava-se estagnado e dependente do capitalismo inglês. Napoleão Bonaparte, imperador francês, tinha um único objetivo: esmagar a Inglaterra já que a mesma era uma grande potência conhecida como "Senhora do Mares".
Em 1806, com o intuito de cumprir seu objetivo, estrangulou economicamente decretando o Bloqueio Continental.
Isso proibia todo o comércio entre portos europeus e embarcações inglesas e isso foi um problema para o príncipe regente português D. João, visto que era nítida a dependência portuguesa da Inglaterra.
Se de um lado era crescente a pressão francesa, no sentido que fossem cumpridas o Bloqueio, do outro era ainda maior a ameaça inglesa.
D. João aplicava duplo comportamento, aplicava algumas instruções do Bloqueio porém também cedia a pressão inglesa.
Napoleão não gostou da ideia de um país europeu ainda estar ajudando a Inglaterra e determinou a invasão de Portugal.
Por conta disso, toda a corte portuguesa se dirigiu ao Brasil, sob a proteçao inglesa, e o Brasil se tornou a sede do império português.
Espero que eu tenha ajudado :)