identifique o impacto da ausência de estado nas sociedades indígenas na colonização portuguesa ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para os portugueses a ausência de estado na sociedade indígena demonstravam atraso, esse motivo estava entre os que levaram os colonizadores a acreditar que deveriam "civilizar" os nativos, para isso fundaram missões jesuítas, destinadas a convertê-los ao cristianismo e acostumá-los ao modo de vida europeu.
Resposta:
De modo resumido, podemos dizer que por não serem organizados em um modelo de Estado houve dificuldade por parte dos povos nativos de organizar uma resistência militar ampla e unificada contra os invasores. Um Estado permitiria que houvesse, por exemplo, um exército comum dos nativos que fizesse frente aos diferentes grupos de invasores.
Não devemos esquecer, contudo, que se os povos nativos estivessem organizados em um Estado a sua cultura seria totalmente outra, já que seriam outras formas de divisão social do trabalho e de relação social entre os pares. As culturas indígenas, tal como existiam então, não poderiam estar organizadas deste modo sem que isto fizesse com que elas mesmas desaparecessem.
Mais sobre o tema em:
brainly.com.br/tarefa/15684804