Identifique o duplo sentido presente no refrão da letra("pai, afasta de mim esse cálice"). Ele seria facilmente identificável se, em vez de estar em a letra de canção, estivesse em um poema? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Os versos são metáforas usadas para
contar o drama da tortura na ditadura
militar.
O duplo sentido no trecho da música: "pai, afasta de mim esse cálice", diz respeito ao afastamento da censura, do silêncio imposto durante o regime militar brasileiro, ou seja, cale-se se transforma em cálice, algo que musicalizado transmite muito bem a mensagem que, caso escrita em forma de poema, seria facilmente identificada.
Interpretação da música Cálice (Cale-se), de Chico Buarque e Milton Nascimento
Os contextos de repressão durante o período militar brasileiro eram completamente desfavoráveis aos processos criativos dos artistas, não obstante, muitos eram perseguidos e exilados, cuja justificativa das autoridades não era a censura, mas a elevação da qualidade da arte.
Desse modo, Chico Buarque e Milton Nascimento criaram uma metáfora para falar sobre o silêncio imposto sem que isso fosse barrado, utilizando um utensílio doméstico que falado expressa o mesmo som de "cale-se", uma das expressões mais utilizadas no período.
Segue um trecho da música em estudo:
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Aprenda mais sobre a censura durante a Ditadura Militar brasileira: brainly.com.br/tarefa/11931609
#SPJ5