Identifique no Texto 2 os perfis sociais e os comportamentos da sociedade baiana do século XVII criticados no texto.
Soluções para a tarefa
Gregório de Matos, em seu poema "Neste mundo é mais rico, o que mais rapa", faz uma crítica aos perfis sociais e comportamentais da sociedade baiana do século XVII.
Perfis da sociedade baiana do século XVII
- Perfil ganancioso, daquele que sempre leva vantagem sobre os demais, representado pelos versos "Neste mundo, é mais rico o que mais rapa" e "Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa".
- Perfil hipócrita ou dissimulado, daquele que finge ser virtuoso e na realidade adota maus comportamentos, representado pelos versos "Quem mais limpo se faz, tem mais carepa" - carepa é sinônimo de caspa - e "Mais isento se mostra, o que mais chupa".
O autor critica a valorização da riqueza em detrimento de outras qualidades morais, pois "Quem dinheiro tiver, pode ser Papa" e "A flor baixa se inculca por Tulipa", ou seja, a flor mais simples se passa por uma tulipa, flor extremamente valiosa no século XVII.
Em outras palavras, o autor critica o fato de que a riqueza do indivíduo, ainda que obtida de forma questionável, o credencie para ocupar altos postos da sociedade, ainda que não seja dotado de qualidades morais necessárias para o cargo.
Para saber mais sobre o poeta Gregório de Matos, consulte: https://brainly.com.br/tarefa/4020321
#SPJ1