Identifique no esquema as etapas da espermatogenese e ovulogenese indicando o numero de cromossomos em cada fase
Anexos:
gabriellopezserafim:
cade o esquema?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
As etapas da espermatogênese e ovulogênese (do amarelo mais claro para o mais escuro) são: fase de multiplicação, fase de crescimento, fase de maturação, espermiogênese/ovogênese. As células marcadas como n são haploides e possuem 23 cromossomos. As células marcadas como 2n são diploides e possuem 46 cromossomos.
Vamos entender mais detalhes sobre esse processo!
Espermatogênese
A espermatogênese pode ser dividida em quatro etapas:
- Fase de multiplicação, onde as células germinativas sofrem inúmeras mitoses até originarem espermatogônias (2n = 46 pares de cromossomos).
- Fase de crescimento, uma fase curta, na qual há um pequeno aumento do volume do citoplasma, transformando as epermatogônias em espermatócitos primários (2n = 46 cromossomos)
- Fase de maturação: após a meiose secundária, os espermatócitos secundários formam espermátides, células haploides (n = 23 cromossomos)
- Espermiogênese: Define um complexo processo de diferenciação celular, na qual não ocorre divisão. A espermátide é transformada em espermatozoide (n=23 cromossomos).
Ovulogênese
- Fase de proliferação: sucessivas mitoses das células germinativas primordiais formam as ovogônias (2n =46 cromossomos).
- Fase de crescimento: o ovócito primário inicia a meiose, que é interrompida na prófase I, período após o qual há grande aumento do volume celular e seus conteúdos.
- Fase de maturação: Alguns dos ovócitos primários completam e meiose, originando um ovócito secundário (que recebe o citoplasma da célula original) e um corpúsculo polar. O ovócito secundário é uma célula haploide (n=23 cromossomos).
Veja mais sobre a formação dos gametas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24958407
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás