Identifique, exemplificando com passagens do texto,a concepção de Maquiavel acerca da maneira como o governante deve se comportar. Indique dois elementos,presentes ou não no texto,que permitam associar o pensamento de Maquiavel à visão de mundo dos humanistas.
Soluções para a tarefa
Segundo a filosofia política de Maquiavel, o príncipe deveria agir de acordo com as necessidades que surgem em determinada situação, sem se guiar pelo certo ou errado moral, como expressa a primeira frase: "É necessário a um príncipe, [...] segundo a necessidade", e no final do texto, com "é necessário que o príncipe seja [...] coisas sigam seu curso natural." Maquiavel aproximou-se dos humanistas, tratando exclusivamente do comportamento humano tal como realmente ocorria, e via a política como uma criação humana, muito distante da concepção divina de poder político que prevalecia na época.
O Príncipe de Maquiavel
A obra literária de Maquiavel, "O Príncipe", foi editorada postumamente em 1532, tornando-se seu principal trabalho. O volume é um compêndio sobre a arte de governar, inspirado no estilo político de César Bórgia — um comandante militar italiano e filho do papa Alexandre VI — que empregava seu poder e empenho para seus objetivos, mesmo perpetrando atrocidades. Maquiavel visualizou nele o exemplo para outros governantes de sua época.
Texto:
É necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade. Deixando de parte, pois, as coisas ignoradas relativamente aos príncipes e falando a respeito das que são reais, digo que todos os homens, máxime os príncipes, por estarem mais no alto, se fazem notar através das qualidades que lhes acarretam reprovação ou louvor. Isto é, alguns são tidos como liberais, outros como miseráveis; alguns são tidos como pródigos, outros como rapaces; alguns são cruéis e outros piedosos; perjuros ou leais; efeminados e pusilânimes ou truculentos e animosos; humanitários ou soberbos; lascivos ou castos; estúpidos ou astutos; enérgicos ou indecisos; graves ou levianos; religiosos ou incrédulos, e assim por diante. E eu sei que cada qual reconhecerá que seria muito de louvar que um príncipe possuísse, entre todas as qualidades referidas, as que são tidas como boas; mas a condição humana é tal, que não consente a posse completa de todas elas, nem ao menos a sua prática consistente; é necessário que o príncipe seja tão prudente que saiba evitar os defeitos que lhe arrebatariam o governo e praticar as qualidades próprias para lhe assegurar a posse deste, se lhe é possível; mas, não podendo, com menor preocupação, pode-se deixar que as coisas sigam seu curso natural. (Maquiavel. O Príncipe, 1983. Adaptado.)
Para mais informações sobre O Príncipe de Maquiavel, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/30810046
#SPJ5