Identifique e grife os trechos na fonte aos quais Aristóteles apresenta sua visão sobre quem eram os cidadãos.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Capítulo 1
Resposta:
Condições necessárias para ser cidadão: domicílio não é o suficiente; o caráter distintivo do cidadão é a participação nas funções de juiz e magistrado; essa definição geral vai variar de acordo com os governos e se aplica principalmente aos cidadãos da democracia(...).
Para Aristóteles, as "condições necessárias para ser cidadão: domicílio não é o suficiente; o caráter distintivo do cidadão é a participação nas funções de juiz e magistrado; essa definição geral vai variar de acordo com os governos e se aplica principalmente aos cidadãos da democracia (...)".
Assim, para o filósofo era quem se dedicava aos assuntos públicos e à preservação do governo vigente.
Aristóteles une política e moral e afirma que a ação política de excelência é aquela que é virtuosa e não é viciosa, como: justiça, temperança, coragem.
Assim, há a vida contemplativa, que está ligada à intelectualidade e ao ócio do mundo teorético, e a vida prática, em que os homens agem em prol do interesse político e comunitário.
O Estagirita afirma que a justiça, embora seja "dar a outrem aquilo que lhe for de direito", ela não é o suficiente para estabelecer a igualdade em seio prático e político. Logo, formula a noção de equidade, ou seja, equilíbrio entre os iguais.
Cidadão, portanto, é aquele que age de modo correto, correlato à virtude e o agir direcionado à boa vida.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17590342