Identifique e Explique os processos onde a meia vida é utilizada no cotidiano
Soluções para a tarefa
A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.
À medida que os elementos radioativos vão se desintegrando, no decorrer do tempo, a sua quantidade e atividade vão reduzindo e, por consequência, a quantidade de energia emitida por ele, em razão da radioatividade, também é reduzida.
É utilizada no carbono 14 na datação de fósseis antigos
A meia-vida pode ser utilizada na datação de fósseis, na prescrição de medicamentos e na radiação.
O conceito de meia-vida consiste na ideia de tempo necessário para que a concentração/quantidade de um elemento se reduza pela metade. Um outro termo utilizado com o mesmo fim é decaimento ou semidesintegração.
Na prática, a meia-vida é utilizada quando se quer saber o tempo que se leva para a atividade radioativa de uma amostra decair para a sua metade. Um outro uso diz respeito à datação de fósseis, a qual é realizada por meio do cálculo da meia-vida do carbono-14.
Por fim, um outro exemplo, é a prescrição de medicamentos, os quais sofrem depuração no organismo humano. Dessa forma, suas concentrações no organismo reduzem pela metade após determinado intervalo de tempo, o qual é definido pelo tipo de medicamento e forma de administração.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/41458816