Identifique e caracterize a Literatura de Informação (Brasil) – Quinhentismo
Soluções para a tarefa
Literatura de Informação
A Literatura de Informação é representada, em especial, pela Carta de Pero Vaz de Caminha. Nesse documento em forma de diário, ele relatava o acervo material, a paisagem e o povo.
Escrita para o rei de Portugal Dom Manuel, Caminha apresenta um relato histórico sobre o encontro dos portugueses com os indígenas.
Além dele, destacam-se na literatura informativa:
Pero Lopes de Souza e sua obra Diário de navegação (1530);
Pero de Magalhães Gândavo e sua obra Tratado da Província do Brasil e História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos de Brasil (1576);
Gabriel Soares de Souza e sua obra Tratado descritivo do Brasil (1587). A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500.
Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.
Assim, o Quinhentismo retrata a condição colonial no Brasil como território, além dos objetos e da população indígena que aqui viviam.
O entendimento do homem europeu e seu ponto de vista sobre a nova terra são predominantes nos três primeiros séculos da literatura brasileira.
As manifestações nacionais só serão totalmente oriundas da terra a partir do Romantismo, quando começa a chamada "era nacional".