Identifique e assinale a opção CORRETA sobre a História da Literatura de Cordel no Brasil.
a) A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa
cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional. Por ser uma literatura local, sua existência fortalece
o folclore e o imaginário regional, além de incentivar a leitura.
b) A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 15 e também ficou conhecida
como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse.
c) A linguagem de cordel apresentava tanto expressões específicas da linguagem oral como também
palavras escritas sem o português adequado. Isso acontecia porque as pessoas da época e da região não eram suficientemente instruídas.
d) A literatura de cordel é reconhecida como patrimônio cultural imaterial, tendo até mesmo uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C) A linguagem de cordel apresentava tanto expressões específicas da linguagem oral como também palavras escritas sem o português adequado. Isso acontecia porque as pessoas da época e da região não eram suficientemente instruídas.
A literatura de cordel foi popularizada no Brasil, no século XVIII, e ficou conhecida como poesia popular, tendo em vista que esta contava história com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando assim que a população mais simples pudessem entender.
Os seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou então de gabinete.
Aqui, no Brasil, a literatura de cordel foi popularizada através dos repentistas os quais se assemelham muito aos trovadores medievais por conta de uma história musicada e rimada nas ruas.
Bons estudos!