Identifique dois ideais renascentistas nessa obra, e explique como eles sao representados
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas
- Imagem:
O afresco Escola de Atenas, do pintor renascentista Rafael, mostra os filósofos Platão e Aristóteles (ao centro), além de outros estudiosos da Antiguidade. No Renascimento, o pensamento da Antiguidade clássica foi retomado como base para desenvolver novas ideias.
"A Escola de Atenas" é um afresco de Raffaello (1506-1510), de 5,00m x 7,00, no Palácio Apostólico, Vaticano
Imagem: As pessoas que estão na imagem
- Zenão de Cítio ou Zenão de Eléia
- Epicuro
- Frederico II, duque de Mântua e Montferrat
- Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles
- Explicação da obra:
É uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico
"A Escola de Atenas" ("Scuola di Atenas" no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510 na "Stanza della Segnatura" sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.
A imagem tem sido muitas vezes vista como uma perfeita encarnação do espírito da Alta Renascença. Em "A Escola de Atenas", Raffaello pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia em si. Segundo o estudioso Fowler, o título do afresco era "Causarum Cognitio" e que somente após o século XVII passou a ser conhecido como "A Escola de Atenas".