identifique as semelhanças entre as teorias de bertrand russell e de john locke
Soluções para a tarefa
John Locke chegou à conclusão de que a fonte de conhecimento sobre o mundo não vem da razão, mas da experiência, portanto, dos sentidos. O procedimento de Locke, que parte da experiência para o inobservável, para concluir por analogia, é típico de uma forma de realismo.
Russell chega à mesma conclusão e oferece uma ferramenta simples para o início da discussão sobre conhecimento: os dados dos sentidos, ou seja, tudo aquilo que é apreendido pela cognição o é apenas por meio dos sentidos.
Em Russell: "Chamaremos de "dados dos sentidos" às coisas que são imediatamente conhecidas na sensação, tais como: cores, sons, cheiros, a dureza, a aspereza, etc. Daremos o nome de "sensação" para a experiência de ter imediatamente consciência destas coisas"
O apelo aos sentidos sugere uma afinidade com o posicionamento epistemológico conhecido como empirismo de John Locke, e a referência ao real por trás dos dados do sentido pode ser uma pista de um posicionamento realista.
Bons estudos!
Resposta:
John Locke apresentava uma concepção empirista do conhecimento. A percepção e a experiência sensível são, para ele, fatores fundamentais para se efetivar o ato de conhecer. Bertrand Russell, no mesmo sentido, entende que o conhecimento por familiaridade depende do contato direto com as coisas. Esse contato direto gera dados sensíveis que, posteriormente, podem ser reunidos em um conhecimento por composição. Dessa forma, a experiência é fonte essencial tanto para a filosofia empirista de Locke como para a teoria do conhecimento e a filosofia da linguagem propostas por Russell.