História, perguntado por Carllos111, 1 ano atrás

Identifique as posições da igreja católica com a escravidão dos negros e dos Índios

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardaFa
14
 Para os jesuítas, os índios eram "inocentes" e deveriam ser catequizados, ou seja, deveriam abandonar sua cultura( seus ritos, crenças, forma de se vestir e de viver) para abraçar o estilo europeu. É claro muitos não aceitaram e fugiram ou eram mortos. Eles também foram escravizados inicialmente, mas muitos preferiram morrer. Houve o desaparecimento de muitos índios e havia vários dialetos do tupi-guarani. Tinham aproximadamente mais de 1.500 dialetos indígenas no Brasil. Mas como os índios se recusavam a aceitar o dogma da Igreja, muitos se suicidam ou eram mortos pelos portugueses. 

Já os negros, coitados, eram considerados pagãos e sem alma. Foi por essa justificativa, de achar que o negro não tinha alma, que a escravidão começou. E por todo tipo de humilhação eles passaram, e a Igreja fazendo "vista grossa", por considerar o negro pagão.
Respondido por ArianeOli
6
Para tudo isso tem uma explicação bem mais aprofundada. Para a igreja apoiar a escravidão dos índios e escravos, buscaram explicações teológicas pra isso. isso é um detalhe muito importante.
para os índios, a igreja dizia que eles eram os anjos caídos do céu, que foram expulsos junto com Lúcifer e, por terem sidos um dia anjos, poderiam ser catequizados. agora é claro, a ingenuidade dos indios, contribuiu para sua escravização.
E para os negros, a igreja buscou na bíblia em uma história de Noé. lá estava que o filho de Noé foi amaldiçoado por ver ele nu e embriagado e por este motivo, sua descendência seria escrava dos escravos. então, a igreja usa isso, para justificar a escravização dos negros, diz que os negros são os descendentes de Caam (filho de Noé) logo estavam predestinados pela maldição de seu pai, servo se Deus, a serem escravos. Olha o nível de persuasão da igreja.
Perguntas interessantes