Geografia, perguntado por Lethytop4370, 1 ano atrás

identifique as duas principais massas de ar que atuam no Estado de Goiás, com suas características básicas e descreva o clima predominante desse Estado, com suas principais caraterísticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferreiramilena0000
4

Resposta:

Explicação:

O clima predominante no Estado de Goiás pode ser classificado como quente e subúmido com quatro a cinco meses secos (NASCIMENTO, 1991). Com características monçônicas marcantes, 80% das chuvas caem de novembro a março, enquanto que de maio a setembro, a umidade relativa do ar permanece abaixo de 70%. A sudoeste e a noroeste do Estado de Goiás, verificamos algumas peculiaridades. A noroeste ocorre estreita faixa onde o clima pode ser classificado como quente e úmido, e a sudoeste como subquente úmido.

A média térmica é de 26 °C, e tende a subir nas regiões oeste e norte, e a diminuir nas regiões sudoeste, sul e leste. As temperaturas mais altas são registradas entre setembro e outubro, e as máximas podem chegar a até 40 °C. As temperaturas mais baixas, por sua vez, são registradas entre os meses de maio e julho, quando as mínimas podem chegar a até 9 °C, dependendo da região do Estado. O tipo de clima tropical se faz presente na maior parte do estado, apresentando como característica os invernos secos e os verões chuvosos. As temperaturas variam de acordo com a região; na porção sul do Estado giram em torno dos 20 °C aumentando ao norte para 25 °C. O índice pluviométrico segue o regime das temperaturas. A oeste do estado de Goiás o índice atinge 1.800 mm anuais diminuindo no sentido leste para 1.500 mm/ano. Em parte do estado, mais precisamente no planalto de Anápolis e Luziânia ocorre o clima tropical de altitude com temperaturas médias anuais baixas, porém, a precipitação ocorre da mesma forma que no restante do estado (EMBRAPA, s.d.).

Perguntas interessantes