História, perguntado por thaisacchi2, 4 meses atrás

identifique as contradições do governo bolchevique retratados parcialmente no texto e imagem

Imagem de: execução dos tribunais revolucionarios

Texto Conta de um jornal que relata as mortes dos opositores ao governo

Soluções para a tarefa

Respondido por dannielefraimdemelo
1

Resposta:

A URSS, durante quase todo o transcorrer do século 20, foi antes de tudo um campo de batalha. Sobre nenhuma outra parte da terra as paixões ideológicas desabaram com tal violência, intensidade e crueldade, tal como previra, aterrado, Fiodor Dostoievski no seu profético romance Biezi (Os Possessos, de 1872).

Quando encarcerado por Mussolini, Antonio Gramsci, um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI), deixou várias anotações nos Lettere dal cárcere (Cadernos do Cárcere), nos quais procurou entender qual a razão do sucesso da revolução comunista da Rússia e o seu total fracasso nos países ocidentais, inspirando-se nas manobras estratégicas que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O pensador ítalo-marxista foi um dos primeiros a captar que as táticas e programas de luta dos liderados de Lenin e Trotsky estavam condicionados pela lógica e jargão militar e não pelo político. Ou melhor, herdeiros do conflito mundial, os bolcheviques haviam militarizado a política de tal modo que não poderiam mais voltar atrás. De certo modo, agiram ao revés do dito de Clausewitz sobre a guerra ser a continuação da política por outros meios.

Para eles, e para Stalin, que os sucedeu, em 1924, qualquer tipo de opositor era imediatamente classificado de inimigo e não de adversário. E, para inimigo, como se sabe, não se dá quartel.

Os sentimentos de fraternidade e compaixão que muitos revolucionários advogavam evaporaram-se. Os bolcheviques, com quadros partidários proporcionalmente insignificantes (estima-se que seu número andava ao arredor de 350 mil na época da Revolução de 1917, entre uma população de 150 milhões do Império Russo), estavam em guerra permanente desde que ascenderam ao poder em 25 de outubro de 1917 (8 de novembro pelo calendário atual).

Explicação:

Perguntas interessantes