Identifique as características dos reinos Francos e explique como e por que a desagregação destes reinos influenciaram na construção da sociedade medieval.
Soluções para a tarefa
Resposta:
aí vai pequena cronologia do início da Idade Média
Explicação:
Séc V a X
Reinos Bárbaros-cristãos após a queda de Roma (na verdade é pejorativo falar em bárbaros (que não falavam latim, o ideal é chamá-los de germânicos)
Após queda de Roma, região então se mistura as culturas greco-romana, a cultura germânica e a cultura cristã.
- Reino dos Francos: 496 – Clóvis. Germânico que se converteu ao cristianismo. Igreja e rei formando esse reino. Reino descentralizado, fica nas mãos dos administradores. Se defendem dos árabes e depois fortalecem os estados papais.
- Império Carolíngio/Império do Ocidente (Carlos Magno): expansão territorial, guerra com os demais reinos bárbaros vizinhos, administração “Missi Dominicci” (fiscais das leis). Vai procurar retomar a grandiosidade do Império Romano. Renascimento Carolíngio: retomada da cultura greco-romana. Defesa militar que vai se transformar depois no chamado feudalismo.
*Comitatus: uma das relações militares germânicas baseadas na lealdade pessoal entre guerreiros e líder (nobres que entravam em combate). Início da relação de suserania e vassalagem, característica da Idade Média
- Tratado de Verdum: século IX. Morte de Carlos Magno. Disputas pelo poder. Divisão do Império Carolíngio em três partes. Depois, vai se fragmentar ainda mais, e vai formar o mundo feudal, os novos senhores feudais serão os que receberam terras do próprio Carlos Magno.