identifique ao longo do capitulo elementos para corrobora as ideias defendidas nos dois textos
Soluções para a tarefa
Encontrei as alternativas completas pra você:
O questionamento acima está fazendo referência aos textos publicados na Revista Política Externa, que são os seguintes:
Texto 1
CARTAS DOS EDITORES
Há diversas indicações de que se cristaliza, entre os estudiosos das relações internacionais o conceito de que chega ao fim a curta era da unipolaridade que parecia haver sucedido a da bipolaridade quando, em 1989, com a queda do Muro do Berlim, ficou estabelecido simbolicamente o fim da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.
Texto 2
O crescimento econômico de países até agora considerados no máximo emergentes, que vem sendo a locomotiva do desenvolvimento global no século XXI, é o principal indicador desse ainda incompletamente definido novo arranjo de forças, que alguns chamam de multipolar, outros de não-polar.
Assim, os elementos que corroboram as ideias que são defendidas nos dois textos são os seguintes: Citações de períodos históricos, datas concisas, além de acontecimentos conhecidos diante de um contexto mundial;
Além disso, apresentação de fatores relacionados ao domínio do assunto, como citação de momentos históricos de grande relevância para o mundo, bem como exemplificações de fatores que caracterizam um mundo dito como multipolar.
Creio que os textos falem sobre a ordem internacional pós-Guerra Fria, Unipolar ou Multipolar. Tendo isso em vista, vamos à resposta:
No primeiro texto (Carta dos Editores) o autor diz que a comprovação relacionada a multipolarização, é os países emergentes, já que esses vêm em uma crescente, num novo arranjo de forças. À prova de tal argumento, temos a criação dos BRICS, grupo composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujo objetivo é mostrar unidade perante as grandes potências já estabelecidas. No segundo texto, o autor defende a tese da ordem unipolar, apesar da crescente dos países emergentes e de novos blocos socioeconômicos, pois, segundo ele, nenhum deles é superior a potência estadunidense. Tal tese se fortalece pois outras grandes potências, como Japão, China, Alemanha e Rússia, possuem limitações que os Estados Unidos não sofrem, por exemplo: limitações geográficas, ou relacionadas as forças armadas e indústria bélica, ou, ainda, limitações relacionadas a questões sociopolíticas, como pobreza e superpopulação.
Espero ter ajudado!