História, perguntado por laacezar, 10 meses atrás

Identifique a relação entre os conteúdos privilegiados pelo CINE JORNAL,nos dois momentos mencionados no texto,com a conjuntura brasileira no período

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por andersonfmontep5k5nc
2

Resposta:

O governo de Vargas manteve, durante quase toda a década de 1930, relações de amizade e de cordialidade com o III Reich. Em documento de 1936, um representante do III Reich referiu-se às relações Brasil-Alemanha como satisfatórias, apesar da “ameaça judaico-comunista”. Membros do governo brasileiro tinham relações cordiais com o partido nazista no país.

Explicação:

Em 1937, o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, compareceu a uma festividade nazista em Porto Alegre, e disse que os alemães eram “um componente racial do muito valoroso povo brasileiro”.

O Brasil de Vargas e a Alemanha de Hitler mantiveram acordos políticos com foco na caça a comunistas e na troca de informações entre as polícias secretas de ambos os países, incluindo-se a expulsão de alguns judeus comunistas, como ocorreu com Olga Benário. Ela foi mandada para a Alemanha em um navio de carga, mesmo com os protestos do próprio capitão do navio por ela estar grávida de 7 meses. Olga teve sua filha em um campo de concentração e esta foi retirada dos seus braços logo após o período de amamentação. Olga morreu torturada em um campo de concentração.

Em novembro de 1937, por ocasião da troca de embaixadores alemães no Brasil, Getúlio Vargas e Adolf Hitler trocaram correspondência. Vargas chamou Hitler de “grande e bom amigo” na carta. Vargas também escreveu que desejava “sempre manter, e estreitar, cada vez mais, as relações de boa amizade, felizmente existentes entre os dois países”. Essa declaração ocorreu poucos meses antes da proibição do partido nazista no Brasil, o que demonstra que as boas relações entre os dois regimes só foram rompidas de última hora.

Perguntas interessantes