Identifique a relação da influência do golpe da maioridade na impopularidade dos regentes
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono brasileiro, quando ele tinha apenas 13 anos de idade. De acordo com a Constituição de 1824, um dos requisitos para a coroação imperial era a maioridade, isto é, que o herdeiro do trono tivesse completado 18 anos de idade. Porém, como muitas províncias estavam passando por várias rebeliões, a solução encontrada para pacificar o Império era a coroação do novo imperador, mesmo que antecipadamente, tendo em vista que o trono estava vago desde 1831, logo após a abdicação de Dom Pedro I
O que foi o Golpe da Maioridade?
O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono do Império brasileiro, quando ele tinha apenas 13 anos de idade. A Constituição de 1824, que vigorou durante todo o período imperial, exigia como um dos requisitos para a coroação que o imperador tivesse a maioridade, ou seja, que ele tivesse 18 anos de idade.
Pedro de Alcântara era filho de Dom Pedro I e herdeiro do trono imperial. Logo após a abdicação do seu pai, em 1831, ele não pôde assumir o poder imediatamente por conta da sua pouca idade. Era preciso aguardar a sua maioridade para que ele fosse coroado imperador do Brasil.
Enquanto Dom Pedro II não atingia a maioridade, o poder no Brasil foi ocupado por uma Regência. Primeiramente foi uma Regência Trina, composta por três integrantes, e, por fim, uma Regência Una, com apenas uma pessoa governando o império. Nesse período de ausência do imperador, alguns poderes exclusivos dele foram suspensos, como o Poder Moderador e o Conselho de Estado.
Explicação: