Identifique a que se refere Aristóteles neste trecho?
''É evidente que há um princípio e que as causas dos seres não são infinitas ... com efeito,não é possível que, como da meteria,isto proceda daquilo até o infinito ,por exemplo,a carne da terra,a terra do ar,o ar do fogo e isto sem parar ;
nem quanto aquilo donde é o movimento , sendo por exemplo o homem movido pelo ar, o ar pelo sol,o sol pela discórdia ,sem que disto haja um limite'' (Aristóteles.metafísica.livro 2.são paulo abril cultura,1973.p.240.coleção os pensadores)
Soluções para a tarefa
O trecho refere-se à noção do Primeiro Motor aristotélico.
O que Aristóteles quis explicar foi a eternidade do universo e seu movimento perpétuo. Aristóteles não buscava uma primeira causa, mas a noção de movimento.
O deus supremo de Aristóteles, contudo, não criou este nosso mundo. Ele não é um deus que nos ama. Aristóteles não julgava necessário explicar a existência do universo. Por ser eterno, ele nunca passou a existir, segundo ele. Não precisava de causa eficiente.
O Primeiro motor seria a causa incausada: O Primeiro Motor é o único que é ato puro – nele tudo é forma, tudo é perfeito, tudo é pleno.
Por ser motor, ele causa o movimento de tudo, mas é uma causa final, não eficiente. É como o doce na vitrine que me incita a entrar na loja para compra-lo, não como o taco que bate na bola. Sem mover-se, ele me atrai.
O Deus aristotélico é o fim, o telos de todos os movimentos. Ele que faz com que haja movimento e, portanto, universo, mas não de uma forma criadora. Ele move o universo de forma atrativa.
Esse Primeiro Motor é imóvel, eterno, imutável e imaterial. É o Ato Puro – um ser totalmente desprovido de matéria ou de potência. Assim, ele é perfeito (ser perfeito, imaterial e imutável são características semelhantes ao Deus do Gênesis).
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/46901825