Português, perguntado por NutellaPepsi1616, 10 meses atrás

Identifique a opção que apresenta a explicação adequada para o efeito de sentido resultante do uso linguístico especificado.(A) Nos versos "um pedaço negro de rocha" / "voa em nossa direção" (versos 4-6), o uso do pronome possessivo "nossa" rompe o vínculo entre o eu lírico e os leitores. (B) Em "dizem que" (verso 1), a expressão do sujeito gramatical, na terceira pessoa do plural, sem antecedente textual claro, evidencia que o eu lírico se vale de uma outra voz para expressar o fato. (C) Nos versos "e quaisquer que sejam os desvios / e extravios / de seu curso" (versos 14-16), o pronome possessivo "seu" se reporta ao verso "em algum ponto do cosmos". (verso 2) (D) O apagamento do objeto direto oracional em "não se sabe se" (verso 20) inviabiliza a referência a "inimigo oculto". (título) (E) A combinação da preposição "de" com o pronome "eles", empregado como pronome possessivo em "deles resultará" (verso 17), encaminha textualmente as consequências das "curvaturas do espaçotempo". (versos 8-9)

#UFF

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

A opção que apresenta a explicação adequada para o efeito de sentido resultante do uso linguístico especificado é a letra B.

No trecho "dizem que" (verso 1), o sujeito gramatical está na terceira pessoa do plural. E não há antecedente textual claro.

Assim, temos sujeito indeterminado.

Isso evidencia que o eu lírico se vale de uma outra voz para expressar o fato.

Corrigindo as outras opções:

(A) Nos versos "um pedaço negro de rocha" / "voa em nossa direção" (versos 4-6), o uso do pronome possessivo "nossa" REFORÇA o vínculo entre o eu lírico e os leitores.

(C) Nos versos "e quaisquer que sejam os desvios / e extravios / de seu curso" (versos 14-16), o pronome possessivo "seu" se reporta ao verso "um pedaço negro de rocha".

(D) Não há objeto direto oracional em "não se sabe se". O que se segue são adjuntos adverbial de tempo.

(E) A combinação da preposição "de" com o pronome "eles", empregado como pronome possessivo em "deles resultará" (verso 17), encaminha textualmente as consequências da inevitável colisão.

Perguntas interessantes