identifique a forma do plástico como vilão de problemas ambientais causados pelo lixo.
Soluções para a tarefa
Resposta E Explicação :
Plástico se fragmenta virando microplástico e causa uma série de prejuízos ambientais ao entrar na cadeia alimentar.
- Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água.
- BPS e BPF: conheça o perigo das alternativas ao BPA.
BOM ESTUDOS ! ESPERO TE AJUDADO.
Resposta:
Vou dizer alguns dos impactos dos objetos de plástico no meio ambiente:
O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.
Com isso, proliferam-se os lixões a céu aberto, contaminando a água dos rios e lençóis freáticos, o que compromete a nossa saúde.
Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. A superlotação de aterros também produz outro fenômeno: o “depósito” de lixo no mar. Aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico são descartados em nossos oceanos anualmente, desequilibrando o ecossistema marinho de várias formas, como:
-O plástico degrada-se em partículas menores, que são ingeridas por peixes e outros animais e aves marinhas. Sem capacidade de digestão, eles morrem de forma lenta e dolorosa.
-Em grande quantidade no mar, o plástico impede a penetração de oxigênio nos sedimentos, comprometendo também o ciclo bioquímico da flora marinha.
O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano. O fenômeno é realmente preocupante: a morte por ingestão de plástico compromete o ciclo reprodutivo das espécies marinhas e estima-se que pelo menos 15% delas hoje estejam em extinção.
91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado.A produção em larga escala dos materiais sintéticos à base de plástico começou por volta dos anos 50.
Desde então, estima-se que em 65 anos o mundo produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico, mas só reciclou 9% desse total.
No mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto. Infelizmente, o ritmo de reciclagem não acompanha a produção: apenas metade das garrafas plásticas compradas em 2016 foi coletada para reciclagem. Somente 7% delas foram convertidas em novas unidades, segundo dados do jornal inglês The Guardian.
Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. As sacolas plásticas do supermercado levam pelo menos 200 anos para se degradar, além trazerem diversos transtornos, como:
&Entopem passagens de água nos córregos e bueiros, contribuindo para a retenção de lixo e enchentes em épocas de chuva.
-São frequentemente ingeridas por aves marinhas, provocando a morte delas.
-Como o plástico das sacolas é feito com polietileno, substância originada do petróleo, sua decomposição libera gás carbônico e polui o ambiente, além de contribuir com o efeito estufa.
Explicação:
Eu não entendi que tipo de resposta vc queria então trouxe algumas informações pra vc formular sua resposta. Caso não queira ler esse texto gigante eu deixei as informações principais em destaque