Biologia, perguntado por amandacarolinamendez, 3 meses atrás

Identificar possíveis Síndromes Cromossômicas através de estudos de cariótipo Humano. O estudo dos cromossomos humanos tem grande importância, para detectar algumas doenças que estão diretamente relacionadas a alterações cromossômicas. Assim, os cientistas têm condições de identificar pessoas com problemas cromossômicos (Síndromes Cromossômicas) e prever riscos de seus filhos virem a ser afetados por estas doenças hereditárias. Esses procedimentos citogenéticos fazem parte dos estudos da Citogenética Humana que estuda os cromossomos humanos fazendo parte de um ramo da Genética denominado aconselhamento genético. Assim, os seres humanos apresentam 2n:46 cromossomos em cada célula, sendo 44 cromossomos autossômicos e 2 cromossomos sexuais determinando os sexos, sendo nos Homens XY e nas mulheres XX.


Suponha que você trabalhe em um laboratório de biotecnologia e é procurado por um casal de clientes que estejam esperando um bebê. Eles buscam em seu laboratório um exame citogenético para o aconselhamento genético para saber se há chances de a criança possuir algum problema causado por aberrações cromossômicas. Com base na situação apresentada, identifique no cariótipo a baixo a síndrome cromossômica e além disso, descreva as principais características desta síndrome.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brunaleticiamo34
9

Resposta:

sindrome de turner,

Explicação:

a falta de um dos cromossomos leva ao surgimento de características típicas da síndrome de Turner, como baixa estatura, excesso de pele no pescoço e tórax alargado, por exemplo.

Respondido por lauraaxda
3

O cariótipo abaixo é 44 X0, característico da Síndrome de Turner, cujas crianças afetadas tornam-se mulheres de baixa estatura, pescoço curto e alado, com implantação baixa das orelhas e cabelos.

Síndrome de Turner

A síndrome de Turner é causada pela deleção parcial ou integral de um dos dois cromossomos X, formando um genótipo X0 ou X_.  Essa síndrome também é chamada de monossomia do X ou disgenesia gonadal, e é uma síndrome genética rara que acomete  meninas. O cromossomo X pode ser completamente ou parcialmente ausente.

As meninas com essa síndrome geralmente apresentam atrasos no desenvolvimento psicomotor, baixa estatura, excesso de pele no pescoço e tórax achatado. Podem ocorrer atrasos da puberdade e em alguns casos pode não ocorrer menstruação. É comum que as meninas afetadas sejam inférteis. Em casos de moisacismo, alguns óvulos (em pequena quantidade) podem estar presentes.

Aprenda mais sobre síndromes genéticas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/51530108?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes