Identificar estruturas anatômicas do Telencéfalo, Diencéfalo e Cerebelo e relacionando-as com suas funções, localizações e posições.
Soluções para a tarefa
As estruturas anatômicas apresentam as seguintes funções, localizações e posições:
Telencéfalo: É capaz de processar funções essenciais relacionadas à memória, cognição, sensibilidade e motricidade. Localiza-se no cérebro em regiões conhecidas como núcleos da base e córtex.
Diencéfalo: Localiza-se na região central do cérebro sendo composto por tálamo, hipotálamo, subtálamo, epitálamo e apresenta funções variadas, sendo a porta de entrada para aferências senstitivas, participando na modulação de impulsos aferentes e eferentes.
Cerebelo: Suas funções principais são relacionadas ao coordenação e refinamento dos movimentos, além de ser responsável pelo equilíbrio. Localiza-se na região posterior do tronco encefálico, na região da ponte, repousando-se sobre a fossa posterior do crânio.
Origem embriológica do encéfalo
O encéfalo é a estrutura do sistema nervoso central que compreende o telecéfalo, diencéfalo e tronco encefálico (que se divide ainda em mesencéfalo, ponde e bulbo).
Essas estruturas são essenciais na mantenção da vida. Sua origem é a partir do folheto embrionário conhecido como ectoderma, que por volta da quarta semana do período embrionário, sofre diferenciação, formando o tubo neural.
O tubo neural, nas semanas subsequentes, apresenta dilatações que vão receber o nome de prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, que é o sistema nervoso primordial. A partir de diferenciações que ocorrerão durante a organogênese (após 8° semana), essas estruturas vão formar aquelas que constituem o sistema nervoso diferenciado.
- Prosencéfalo ⇒ telencéfalo e diencéfalo.
- Mesencéfalo ⇒ mesencéfalo.
- Rombencéfalo ⇒ metencéfalo (se diferencia em ponte e cerebelo) e mielencéfalo (se diferencia formando o bulbo).
Leia mais informações sobre o cérebro em: https://brainly.com.br/tarefa/54066123
#SPJ9