Identificação da harmonia e da beleza
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Explicação:
Da “Grande Teoria da Beleza”: harmonia como ordem, proporção, número e medida objetiva
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas (Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC)
Resumo: Em nossas rotinas de ensino e aprendizagem de Harmonia, Teoria e Análise Musical, lidamos com valores, regras, leis, procedimentos proibidos e permitidos, normas de certo e errado, etc. que se fundamentam em determinadas concepções de “beleza” que nem sempre são propriamente, ou plenamente, declaradas. Relendo o capítulo “A beleza: história de um conceito” do filósofo polonês Wladyslaw Tatarkiewicz (1886-1980), o presente artigo aborda um conjunto de noções consagradas que, hoje emaranhadas, ora mais ou ora menos, acatam ou desacatam o preceito de que a “beleza”, em seu alto valor, reside na proporção e disposição harmônicas, possui caráter numérico e está associada ao que pode ser objetivamente apreendido pela racionalidade.
Palavras-chave: Beleza; Teoria musical; Harmonia; Análise musical; Tatarkiewicz.