Identiffique o sujeito, predicado e verbo
1- A mãe levantou-se aborrecida
2- Vou ao cinema na sessão das dez
3- Chegaram da festa tarde de mais
4- Precisa-se de balconista
5- Nevou durante a madrugada
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Lembra-se como descobrir o sujeito e o predicado?
Tomemos a primeira frase como exemplo: Quem levantou-se aborrecida? A mãe, é claro. Por isso conclui-se que "A mãe" é o sujeito e "Levantou-se aborrecida" é o predicado, quanto ao verbo, é "levantou".
Na segunda frase, o sujeito está subentendido, [Eu] vou ao cinema na sessão das dez. Conclui-se então que trata-se de um sujeito oculto.
Na terceira e na quarta trata-se do sujeito indeterminado, ele até parece oculto, mas não é, pois na 3ª, nunca se saberá se foram duas, ou três ou até quinhentas pessoas que chagaram na festa tarde demais, isso ocorre pois o verbo está na terceira pessoa do plural e não há referencial algum. Na quarta também trata-se de um sujeito indeterminado, pois não se consegue saber quem precisa de balconista, sou eu? é você? seu vizinho? Isso ocorre porque o verbo está na 3ª pessoa do singular e está acompanhado da partícula se.
Na quinta e última, trata-se de uma oração sem sujeito, porque "nevar" é um verbo impessoal, um fenômeno da natureza. Quem neva? eu, ao menos, não 'nevo'.
Assim ficará: [NOTA: Recomendo que escreva o que for necessário dos parênteses, para melhor entendimento, leia e escreva ao lado das orações]
A mãe | levantou-se aborrecida (O sujeito está em itálico , predicado apenas sublinhado, o verbo está em negrito e também sublinhado, visto que faz parte do predicado)
[EU] Vou ao cinema na sessão da dez (O sujeito sendo oculto não aparece na oração, mas pode ser claramente percebido)
Chegaram da festa tarde demais (O sujeito sendo indeterminado não pode ser definido)
Precisa-se de balconista (O sujeito também é indeterminado e não pode ser definido)
Nevou durante a madrugada (Aqui trata-se de uma oração sem sujeito, porque o verbo é impessoal, expressa fenômeno da natureza)