Filosofia, perguntado por F04c08, 1 ano atrás

Idade Média durante a idade média a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época Realismo com sensualismo e normalíssimo foram as soluções típicas do problema outras preocupações a época foi da possibilidade ou impossibilidade de conciliar a Fé e Razão Santo Agostinho sobre a relação de Fé e Razão agonizou tese que se pode resumir na fé o creio para entender a partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos universos e da filosofia medieval Identifique as proposições verdadeiras

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3

No período medieval, invasões bárbaras atacaram o império romano e causaram uma nova estrutura de vida social. No entanto, a Igreja Católica em meio a essas mudanças, conseguiu manter-se como instituição social. Consolidou sua organização religiosa e difundiu o cristianismo preservando muitos elementos da cultura greco-romana.

Junto com essa expansão, a Igreja passou a exercer importante papel político na sociedade da época. Já no campo do conhecimento, ela traçou um quadro intelectual em que a fé tornou-se a base fundamental de toda vida cristã, o que marcou o pensamento filosófico produzido nesta época.

Dentro deste quadro histórico apresentando, vamos entrar na discussão ente fé e razão. Você já deve ter observado que a fé tem uma fundamental importância para este período. Então vamos entender o que significa fé?

A fé é a base da maioria das religiões, sendo que a fé é uma crença sem exigir provas racionais, ou seja, uma adesão incondicional às verdades reveladas por Deus aos seres humanos. Essas verdades estão expressas na Bíblia e interpretadas pelas autoridades da Igreja.

Assim sendo, segundo as autoridades da época, toda investigação filosófica ou científica não poderia contrariar as verdades estabelecidas pela fé católica, em outras palavras, não precisa investigar o que era verdade, pois esta já tinha sido revelada nas escrituras. Entretanto, bastava apenas demonstrar racionalmente as verdades da fé.

Perguntas interessantes