Iara mandou um bilhete codificado para o seu pai, a fim de mostrar a ele que estava aprendendo muito bem matemática. A tabela abaixo indica o código usado e as expressões algébricas que ela queria dizer ao sei pai.
A=1 B=2 C=3 e assim sucetivamente até acabar o alfabeto.
Ela lembrou ao pai que o fato de a família ser composta por 4 pessoas indica o número que a parte literal deveria assumir. Decifre então a mensagem de Iara.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Querido pai te amo
Resposta:
querido pai te amo
x=4
Explicação passo-a-passo:
Perceba que a questão limita os números que cada letra pode dar. Cada expressão separada por vírgula pode dar no mínimo 1 e no máximo 26 (a última letra do alfabeto). O método aqui foi tentativa. Essas expressões são as que achei mais significativas pra resolução
Agora vamos em algumas expressões encurtando o espaço na reta real em que o x pode estar inserido:
x³-43<26
x³<69
Ou seja, o maior número ao cubo deve ser menor que 69. O maior cubo que dá isso é 4, que, ao cubo, dá 64. Então, podemos colocar que:
Igual a quatro porque ele ao cubo é menor que 69.
Próxima expressão:
x-3
Note que essa expressão, ou letra, deve estar compreendida entre 1 e 26. Dessa forma, pra ser maior que 1, x deve ser maior ou igual a 4.
Acho que ficou claro que o fato de a família ser composta por 4 pessoas e nessas duas expressões a limitação ser menor ou igual a quatro e maior ou igual a quatro não é só uma coincidência. É a resposta.
Outro jeito seria, com a primeira expressão, tu notar que se x fosse 1, 2 ou 3 a expressão daria um valor negativo, o que também não corresponde a qualquer letra.