Iamamoto (1998) descreve a necessidade do surgimento de um profissional com perfil propositivo, que decifre a realidade na qual se insere com o objetivo de construir propostas de trabalho criativas e eficazes que tenham capacidade de buscar um enfrentamento qualificado das expressões da questão social que emergem do cotidiano da vida em sociedade. Qual é o perfil do profissional descrito pela autora?
A - É o profissional reativo, o qual comanda equipes em busca da melhoria das condições de vida de seus usuários.
B - É o profissional reativo, o qual planeja e executa as ações sem auxílio de terceiros.
C - É o profissional proativo, o qual planeja e executa as ações sem auxílio de terceiros.
D - É o profissional proativo, o qual lidera e congrega equipes em busca da melhoria das condições de vida de seus usuários.
E - É o assistente social executivo, o qual implementa as políticas conforme estabelece o regramento dos programas, ignorando as suas particularidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
É o perfil de um assistente social proativo, o qual lidera e congrega equipes multidisciplinares com um objetivo em comum: a melhoria das condições de vida de seus usuários. Esse profissional, o qual historicamente tem sido um agente que trabalha na implementação ou execução das políticas, agora tem por demanda tornar-se também um formulador de políticas sociais, responsável por todas as etapas desde a criação, passando pela execução e o monitoramento dessas ações.
Resposta: D - É o profissional proativo, o qual lidera e congrega equipes em busca da melhoria das condições de vida de seus usuários.
Explicação: O assistente social,
que historicamente tem sido um agente que trabalha na implementação ou na execução das políticas, agora tem por demanda tornar-se também um formulador de políticas sociais, responsável por todas as etapas — desde a criação, passando pela execução e chegando ao monitoramento das ações. O que se almeja é um assistente social proativo, que lidera e congrega equipes multidisciplinares com o objetivo de melhorar as condições de vida dos usuários das políticas públicas.