I. Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade e a religião (...). O príncipe não deve se desviar do bem se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário. (...) Faça, pois, o príncipe tudo para alcançar e manter o poder (...).
II. O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita (...) a única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem.
Esses textos, escritos na Idade Moderna:
A)
justificam o poder absoluto dos monarcas.
B)
rejeitam a ideia de um Estado forte.
C)
expõem propostas do liberalismo político.
D)
criticam a concentração dos poderes.
E)
legitimam a monarquia teocrática.
Soluções para a tarefa
Resposta:A
Explicação: Analisando os erros:
B) Aqui é dito o contrário do que os textos indagam, percebe-se claramente que o primeiro texto integra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, considerado pai da ciência política e em suma sua obra gira em torno dos deveres e motivos de um soberano afim de manter-se íntegro e aceito pelos súditos, isso, é claro, são características de um Estado fortificado.
C) Tanto Maquiavel quanto Hobbes (autor de “O Leviatã”, obra de onde foi retirado o segundo texto) viveram em épocas antecedentes à John Locke, filósofo que criou a ideia do Liberalismo Politico, sendo este publicado em 1689, já o Leviatã em 1651 e O Príncipe em 1532, sendo assim, anacrônico.
D) Assim como a B, é muito pelo contrário. Hobbes acredita que os homens devem ter sua natureza controlada por uma única figura capaz de garantir seus direitos e capaz de puni-los, assim como Maquiavel institui em sua obra a figura Absolutista de sua época, fazendo uma análise estratégica sobre ela.
E) A primeira instância não está completamente errada, mas tampouco é o centro da discussão. Maquiavel não constrói seus argumentos unicamente em torno da religião e tampouco (até menos) Hobbes, que se utiliza de teorias filosóficas ao construir sua tese acerca do Contrato Social.
Espero ter ajudado :)