Português, perguntado por Alozam25, 1 ano atrás

I. Traficante calmo escapa do presídio.
II. Traficante, calmo, escapa do presídio.
III. Calmo, traficante escapa do presídio.
IV. Traficante escapa do presídio calmo.

Qual a função sintática da palavra CALMO em cada um dos exemplos acima?

Soluções para a tarefa

Respondido por natalia586
8
I-Traficante calmo escapa do presídio. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Sendo assim: o fato de não haver vírgula restringe o sentido de traficante, mostrando que apenas o traficante que era calmo escapou do presídio.
II-Traficante, calmo, escapa do presídio. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Sendo assim: a utilização da vírgula explica que todo traficante é calmo, como se essa qualidade fosse sempre de todos os traficanetes.
III-Calmo, traficante escapa do presídio. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Dessa forma: O traficante estava calmo quando escapou do presídio, em outras palavras, era como ele estava naquele exato momento.
IV-Traficante escapa do presídio calmo. Sintaticamente, nesse caso, CALMO é um adjunto adnominal e tem sentido de adjetivo.Dessa forma: O fato desse adjunto estar próximo da palavra presídio, dá a entender que o presídio era calmo.
Nesse caso é preciso analisar com cuidado para não confundir e acreditar que há ambiguidade entre sentenças. A ordem sintática influencia e muito no que se quer dizer.

Até mais!
Perguntas interessantes